COM A CHEGADA DOS INDUTORES, a velha tabelinha ganhou um grande aliado. O uso desses medicamentos, sob controle permanente, na primeira fase do ciclo menstrual, simplesmente aumenta a oferta de óvulos maduros e aptos a fecundação. Ultrassom e medições hormonais permitem ao médico acompanhar o crescimento dos óvulos e ter uma ideia aproximada de quando devem ocorrer as relações sexuais.?
O período fértil da mulher acontece entre o 12 e 16 dias após o inicio da menstruação. A expulsão do sangue menstrual promove uma limpeza da parede interna do útero (o endométrio), que descama e elimina as substancias acumuladas a partir da ultima ovulação. A menstruação significa que a fecundação do óvulo não aconteceu e que um novo ciclo está começando.
A famosa tabelinha, utilizada por muitas mulheres como recurso para evitar ou tentar uma gravidez, organiza–se pelo período que vai de uma menstruação a outra, considerando o primeiro dia de menstruação. Ciclos regula res variam de 25 a 35 dias, com ovulação mais ou menos 110 meio desse período. Para evitar uma gravidez, quando não há uso de medicamentos ou outros anticonceptivos permanentes, é recomendável evitar relações entre o 89 e o 189 dia. Para tentar a concepção, é preciso que haja relações sexuais sem uso de métodos anticoncepcionais bem pertinho da ovulação, entre o 10 e o 15o dias do ciclo.
A relação sexual que vai resultar na fecundação pode ocorrer um pouco antes do óvulo estar maduro. Isso porque o espermatozoide, quando chega ao muco cervical, no colo do útero, pode ficar temporariamente se alimentando de glicose até que o ambiente fique mais cheio de líquidos que irão ajuda–lo a subir até o interior do útero. A região do muco tem umas criptas, como se fossem pequenas cavernas. É dentro delas que o espermatozoide pode parar, por quatro ou cinco dias antes da ovulação. E é por isso que, as vezes, a tabelinha falha
Apesar de favorecer o desempenho ocasional, este método não vem obtendo, estatisticamente, tanto êxito assim. Não se deve esquecer que, geralmente, quando a gravidez não ocorre depois de muitas tentativas naturais, existe algum outro problema a ser tratado. A indução com datação do coito só tem sido recomendada a casais sem causas expressivas de infertilidade. Mesmo para estes, é mais eficaz recorrer a uma segunda técnica: a in seminação artificial.