A Organização Mundial da Saúde define como uma quantidade limite e razoável de gametas masculinos o número de 20 milhões de espermatozoides ejaculados em cada mililitro de liquido seminal.
Quando o laboratório analisa uma mostra de sêmen e encontra essa quantidade ou mais, e pelo menos 50% deles apresenta motilidade tipo A – caracterizada por gametas que cruzam a lâmina rapidamente –, isso significa que o espermograma indicou bons resultados. Se, bo entanto, a maioria das células apresentar motilidade do tipo B – caracterizada por gametas que cruzam a lâmina em baixa velocidade ou correm em movimentos circulares , algumas análises mais sofisticadas deverão ser feitas.
Além da quantidade e motilidade, a análise do sêmen considera morfologia e acidez, não excluindo outros exames para determinar se a causa da infertilidade do casal é masculina.
Uma das formas de se avaliar melhor os espermatozoides é um exame feito a partir de uma amostra do sêmen para simular o comportamento do espermatozoide no caminho que ele precisa percorrer até a trompa. Conhecido como Swim Up, este exame mostra a capacidade do espermatozoide de atravessar o muco vaginal e chegar ao útero.