Você anda pensando na sua fertilidade? Sou médico há mais de 3 décadas! Médico de mulheres e que muitas vezes conversou com casais. Assisti a profundas transformações na vida das mulheres e das famílias. Desde a chegada da pílula as mulheres foram construindo seu caminho de liberdade. Foram ao longo da história sendo donas de seu corpo e conquistando esse espaço na sociedade. Pouco a pouco essa luta das mulheres avança. E a fertilidade passou a ser tema das preocupações das mulheres.
Muitas questões novas surgiram na convivência familiar, ainda é preciso conversas sobre a divisão dos espaços entre marido, esposa, filhos. A mulher há mais de 5 décadas ganhou definitivamente o trabalho, suas carreiras, seus sonhos para contribuir com a sociedade mais além de cuidar de seus companheiros e criar seus filhos.
De alguma forma uma divisão esteve sempre no topo da discussão do trabalho da mulher… essa divisão chegava ou chega na voz do marido, na voz do chefe, quase sempre um homem, ou na voz da família … Quando chegam os bebês? Vai ter filhos? Uma pressão básica que chega logo depois do casamento, ou do morar junto… Que difícil escolha! Encontro na maioria das mulheres, algumas já declaram que não querem ser mães, a vontade de amadurecer profissionalmente, crescer, viajar, estudar, e mais tarde ser mãe. Aí entra a pergunta: – Meus óvulos estão envelhecendo? Como vai a minha reserva ovariana? Essa mulher, normalmente depois dos 30anos, em conflito, está nas empresas e com poucas oportunidades para conversar sobre esse assunto… também às vezes é difícil falar com a família! Muitas vezes não tem com quem conversar mais livremente, sem julgamentos.
Não pensamos na morte até certa idade, mas o ovário, muito antes disso, silenciosamente envelhecerá. As mulheres precisam conhecer essa realidade para administrar suas escolhas.
Essa mulher começa a ouvir que óvulos não são iguais por toda vida! Que depois dos 35 anos seus óvulos começam a diminuir as oportunidades para engravidar! Há uma perda de óvulos e você precisa avaliar o extrato da sua poupança para a maternidade. Se quer engravidar mais tarde você precisa conhecer como os óvulos envelhecem… tanto quantitativamente quanto qualitativamente…
Congelamento de óvulos? A ciência percebeu o desejo dessa mulher atual, dessa mulher que quer mais da vida… e desenvolveu as possibilidades do congelamento de óvulos. Isso dá a essa mulher a liberdade de decidir quando engravidar.
O ovário é um dos primeiros órgãos do corpo humano a começar a envelhecer. Não há cremes ou procedimentos que impeçam o envelhecimento dos óvulos. Dez óvulos de uma mulher de 30 anos, não tem a mesma qualidade de 10 óvulos de uma mulher de 40 anos. Atenção!
Para atender a essa mulher que quer o avanço profissional, sem abandonar a possibilidade de ter filhos, escrevi um livro. Em breve farei o lançamento numa live. Escrito por mim, Dr. Paulo Olmos e Dr. Renata Olmos, numa linguagem simples você poderá conhecer como tudo isso acontece no seu corpo e como você pode fazer escolhas e proteger seus desejos. Recomendo para mulheres, mas também para os RHs das empresas que querem cuidar do bem-estar das suas executivas e mulheres em qualquer setor da sua empresa. É preciso conhecer como a ciência está a serviço da maior liberdade da mulher, da mulher mãe!
Nome do livro
Como a ciência pode ajudar você a ser mãe na idade que quiser
Paulo Olmos, Ph.D e Renata Olmos